segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Encerramento do 23º Festival de Teatro

Meus amigos,

É com enorme satisfação que terminamos mais um Festival de Teatro.


Foram centenas de crianças, jovens e adultos realizando sonhos, desafiando limites e desenvolvendo potenciais.


Pisaram em nossos palcos atores de 2 a 70 anos. Da Educação Infantil, passando pelo Ensino Médio até chegar ao grupo de teatro de pais, todos tiveram seu momento de brilho.


O festival de teatro sofre mudanças a cada ano e está numa crescente transformação. Repensar toda a estrutura e funcionalidade deste grande evento, mantém sua vitalidade há 23 anos.


O teatro desenvolve em nossos alunos a expressão corporal e vocal, a desinibição, fluência verbal, memória, a capacidade de falar em público, o improviso e o gosto por esta arte tão completa.


Inúmeros estímulos são oferecidos aos atores que se deslumbram com cenários impecáveis, iluminação, trilha sonora, maquiagem, figurinos e, claro, a platéia sempre cheia e vibrante.


Em 2010 tivemos o grato prazer de contar, em nossa equipe, com o apoio de alunos que participaram do nosso Festival desde o infantil. Luísa Gobbo abraçou a árdua e deliciosa função de figurinista. Júlia, com uma incrível dedicação, fez o papel de camareira (função que já havia realizado em anos anteriores). Pedro Henriques, um amante do teatro, conhece todos os detalhes deste evento e se tornou nosso assistente geral. Esta participação de alunos na equipe mostra o quanto o teatro vai se firmando na vida destes alunos e o quão importante ele se torna na sua formação intelectual e artística. Com certeza, são jovens mais completos e preparados para o mundo.


A qualidade dos colaboradores envolvidos no Festival de Teatro é indiscutível. Disciplinários recebem a platéia com a categoria de quem trabalha em teatros profissionais. A equipe de manutenção e limpeza é impecável nos detalhes. A sonorização e filmagem realizam seu trabalho com profissionalismo. Não posso deixar de elogiar e agradecer o empenho e talento do nosso cenógrafo Kelton. Há anos ele vem abrilhantando nosso Festival com sua arte e competência. Seus cenários tem sido um espetáculo a parte e, para nossos alunos, esta plástica enriquece este momento mágico.


Termino esta reflexão agradecendo e parabenizando nossos professores de teatro. Estes valorosos profissionais diferenciam nossa escola de tantas outras. Agradeço aos diretores, coordenadoras, professoras, setor de marketing, recursos humanos, famílias... e ao Professor Virgílio que nos proporciona fabricar e realizar todos estes sonhos.

É difícil imaginar alguém em nossa comunidade escolar que não tenha, direta ou indiretamente, participado deste grandioso evento.

Nenhuma outra escola realiza um Festival de Teatro tão duradouro, pulsante e participativo. Me arrisco a dizer que é a maior e mais bem sucedida mostra de teatro estudantil do gênero.

Tenho imenso orgulho de estar nesta equipe, trabalhando para manter viva a chama da arte no coração de todos aqueles que pisam nos palcos ou nos bastidores do Coleguium.
Agradeço a Deus este privilégio.

Um afetuoso abraço,

Vavá Sena

Um comentário:

ike daimond disse...

Muito bom saber que o teatro continua se expressando em grande parte dos alunos do Coleguium. E é com grande saudade que me recordo das minhas participações entre 1999 e 2001 (2a à 4a série) com o excelente trabalho do querido professor Vavá! Grande abraço a toda escola!
Henrique Daimond Gomes (Ex-aluno)