sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Festival de Teatro - Balanço 2009

Por que o festival de teatro se tornou um dos eventos mais importantes do Coleguium?

São vários os motivos e irei sintetizar alguns deles para que possamos, a cada ano, crescer e aprimorar.

Em 2009 tivemos a participação de mais de 1.000 alunos, em 64 apresentações e uma plateia de mais de 5.000 espectadores.

Os 18 dias de Festival, incluindo sábados, transformaram nossas escolas num turbilhão de pessoas entrando e saindo. Muitos sequer conheciam a escola, outros tantos repetiam sua visita para assistir a mais de um espetáculo. O Festival de Teatro mobiliza inúmeros profissionais. Todos movidos por um único objetivo: fazer da arte uma atividade natural e constante em nossa escola.

Somos a única escola em Minas Gerais, e uma das poucas no Brasil, com projeto de Artes Cênicas pensado ao longo de 22 anos. Somos pioneiros em incluir o teatro no currículo regular de nossos alunos e isso nos dá autonomia e experiência para discutirmos arte-educação como discutimos grades de outras disciplinas.

Quando penso no sucesso do festival de teatro, penso não apenas no desempenho dos alunos no palco. Falo do sucesso de um projeto vencedor. Um projeto de 22 anos que induz positivamente toda comunidade escolar a se alimentar de arte. São cenógrafos, figurinistas, equipe de som e filmagem, professoras, ajudantes de classe, disciplinários, equipe de limpeza e manutenção, diretores, coordenadoras e por aí vai. Todos respirando esta arte.

Muitos dos nossos funcionários conheceram o teatro aqui na escola e irão se interessar por ele, porque aprenderam conosco como é delicioso assistir uma peça de teatro.

Compreender o valor do Teatro na formação das nossas crianças e jovens foi um passo essencial para abraçarmos esta causa. Hoje, quando assisto crianças de 2 a 80 anos se apresentando neste palco, sinto satisfação e realização imensuráveis. Sinto uma emoção que não se descreve com palavras.

Há 22 anos tratamos o teatro não como questão de marketing, mas como uma necessidade de evoluir na formação intelectual e artística.

Enfim, meus amigos, a importância deste nosso 22º Festival de Teatro, bem como todos os que antecedem a ele, extrapola os limites do que podemos mensurar.

Cada indivíduo que participa deste evento, seja no palco, na plateia ou nos bastidores, irá absorver frutos positivos e, com certeza, enxergará o mundo com outros olhos. Olhos de quem enxergou a arte!

Vavá Sena
Supervisor de Artes e Professor do CEC

Nenhum comentário: